Nelson - o Barata, ganhou este apelido por chamar carinhosamente seu MP Lafer (ano 1980) de "Baratinha". A foto acima foi tirada em janeiro de 2002, na cidade de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, acompanhe o relato que ele enviou ao MP Lafer hpG:


UMA PEQUENA HISTÓRIA SOBRE A MINHA BARATINHA
(Por Nelson - o Barata)


Em 1997 resolvi comprar um MP Lafer, já havia tido três na década de 1980, e agora novamente com a vida mais estabilizada, saí a caça de um MP Lafer. Após achar muitas sucatas, procurar em anúncios de jornais e agências, consegui achar um em estado razoável, que atendia meus objetivos, que era usar o carro enquanto ia restaurando-o.

Após três meses de uso, constatei que o motor estava batendo um pouco, encostei no meu mecânico, coloquei um motor 1.6 novo de Kombi, carburação dupla original nova, embreagem completa, ignição eletrônica, revisão do cambio e, para finalizar esta parte, coloquei um escape Kadron de Puma, ficou excelente.

Mecanicamente faltava verificar freio e suspensão, o que foi feito alguns meses depois: discos, pastilhas, panela, lonas, fluidos, amortecedores, borrachas, e suspensão dianteira trocada por outra catraqueada.

Após mais alguns meses e com o caixa em dia, levei "ela" para cuidar da aparência. Já tinha pesquisado e encontrado um excelente pintor e técnico em fibra (Tony-Car, em São Bernardo do Campo -SP). Levei a "barata" para ele. A carroceria foi tirada do chassi , o assoalho foi tratado ,a fibra foi feita em alguns pontos, tratada e pintada.

A capota, de cor preta, foi feita pelo capoteiro original da Lafer, que ainda possui os moldes. Foram refeitos 90 % dos cromados, os pára-choques e vidros verdes foram adquiridos novos, os relógios do painel foram todos revisados e o painel de madeira também refeito, as rodas foram polidas e os pneus (185x70x14) substituídos, carpete interno e porta-malas na cor preta, para contrastar com a pintura champagne metálica (da linha VW ano 1986).

Finalmente, após quase cinco anos, posso dizer que o carro ainda é 0 Km. Fico muito orgulhoso quando vejo os donos de Mercedes, BMW e outros, "quebrando" o pescoço para ver minha "baratinha". Mas para aqueles que querem fazer um serviço destes, posso dizer que não vão gastar pouco: além do dinheiro pago por um serviço bem feito, é necessário ter paciência para achar as peças, algum tempo disponível e compreensão da família.

Observação: serviço de restauração iniciado em agosto de 1997, termino : na verdade nunca termina.

São Paulo, 5 de abril de 2002.


Serviço:

Se desejar saber mais a respeito da história da "baratinha", envie seu e-mail para:

barata51@yahoo.com.br ou

barata51@mplafer.com


Feliz com a repercussão de seu depoimento no site, Nelson - o Barata, nos enviou esta bela ilustração - com um slogan irretocável - em 16 de abril de 2002.
Na ocasião, ele ressaltou que já foi procurado por alguns "laferistas", solicitando referências a respeito dos serviços realizados em seu MP, assim como a indicação de locais para compra de peças.

E o Barata nos traz outra dica, especialmente para os entusiastas da Grande São Paulo e arredores: é realizado sempre aos primeiros domingos de cada mês, um encontro de carros antigos e foras de série, na Praça Júlio Prestes, entre a Estação da Luz e a Praça Duque de Caxias, e defronte à antiga Rodoviária. Além do mercado de peças, os exemplares de MP Lafer são presença marcante no evento.