Nelson
- o Barata, ganhou este apelido por chamar
carinhosamente seu MP Lafer (ano 1980) de "Baratinha".
A foto acima foi tirada em janeiro de 2002, na cidade
de Peruíbe, litoral sul de São Paulo,
acompanhe o relato que ele enviou ao MP Lafer hpG:
UMA
PEQUENA HISTÓRIA SOBRE A MINHA BARATINHA
(Por Nelson - o Barata)
Em 1997 resolvi comprar um MP Lafer, já havia
tido três na década de 1980, e agora
novamente com a vida mais estabilizada, saí
a caça de um MP Lafer. Após achar muitas
sucatas, procurar em anúncios de jornais e
agências, consegui achar um em estado razoável,
que atendia meus objetivos, que era usar o carro enquanto
ia restaurando-o.
Após
três meses de uso, constatei que o motor estava
batendo um pouco, encostei no meu mecânico,
coloquei um motor 1.6 novo de Kombi, carburação
dupla original nova, embreagem completa, ignição
eletrônica, revisão do cambio e, para
finalizar esta parte, coloquei um escape Kadron de
Puma, ficou excelente.
Mecanicamente
faltava verificar freio e suspensão, o que
foi feito alguns meses depois: discos, pastilhas,
panela, lonas, fluidos, amortecedores, borrachas,
e suspensão dianteira trocada por outra catraqueada.
Após mais alguns meses e com o caixa em dia,
levei "ela" para cuidar da aparência.
Já tinha pesquisado e encontrado um excelente
pintor e técnico em fibra (Tony-Car, em São
Bernardo do Campo -SP). Levei a "barata"
para ele. A carroceria foi tirada do chassi , o assoalho
foi tratado ,a fibra foi feita em alguns pontos, tratada
e pintada.
A
capota, de cor preta, foi feita pelo capoteiro original
da Lafer, que ainda possui os moldes. Foram refeitos
90 % dos cromados, os pára-choques e vidros
verdes foram adquiridos novos, os relógios
do painel foram todos revisados e o painel de madeira
também refeito, as rodas foram polidas e os
pneus (185x70x14) substituídos, carpete interno
e porta-malas na cor preta, para contrastar com a
pintura champagne metálica (da linha VW ano
1986).
Finalmente,
após quase cinco anos, posso dizer que o carro
ainda é 0 Km. Fico muito orgulhoso quando vejo
os donos de Mercedes, BMW e outros, "quebrando"
o pescoço para ver minha "baratinha".
Mas para aqueles que querem fazer um serviço
destes, posso dizer que não vão gastar
pouco: além do dinheiro pago por um serviço
bem feito, é necessário ter paciência
para achar as peças, algum tempo disponível
e compreensão da família.
Observação:
serviço de restauração iniciado
em agosto de 1997, termino : na verdade nunca termina.
São
Paulo, 5 de abril de 2002.
Serviço:
Se
desejar saber mais a respeito da história da
"baratinha", envie seu e-mail para:
barata51@yahoo.com.br
ou
barata51@mplafer.com
Feliz
com a repercussão de seu depoimento no site,
Nelson - o Barata, nos enviou esta bela ilustração
- com um slogan irretocável - em 16 de abril
de 2002.
Na ocasião, ele ressaltou que já foi
procurado por alguns "laferistas", solicitando
referências a respeito dos serviços realizados
em seu MP, assim como a indicação de
locais para compra de peças.
E
o Barata nos traz outra dica, especialmente para os
entusiastas da Grande São Paulo e arredores:
é realizado sempre aos primeiros domingos de
cada mês, um encontro de carros antigos e foras
de série, na Praça Júlio Prestes,
entre a Estação da Luz e a Praça
Duque de Caxias, e defronte à antiga Rodoviária.
Além do mercado de peças, os exemplares
de MP Lafer são presença marcante no
evento.
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