O
MP NA FESTA DOS 450 ANOS DE SP!
Mais um
domingo para ficar na história. Anote a data: 18 de
janeiro de 2004. Dia de um recorde de carros antigos reunidos
num só evento, nesta São Paulo acostumada com
grandes marcas e que comemora seus 450 anos de fundação
em 25 de janeiro. Até a atual prefeita da maior capital
da América do Sul, Marta Suplicy, prestigiou o desfile.
|
|
À
esquerda um MG-TC. À direita um MG-TD pertencente
à sócio do MG Clube do Brasil. |
A intenção da Matel, promotora
da festa, era reunir as 450 raridades mais representativas
do acervo paulistano. Uma árdua tarefa que durou meses
e contou com o auxílio de diversos clubes antigomobilistas
associados. O Clube MP Lafer Brasil logicamente não
poderia ficar de fora e emplacou cinco unidades! Quem nos
traz maiores detalhes é Romeu Nardini, o diretor de
promoções:
“
|
2004
está começando bem, pelo menos para os
antigomobilistas. O
desfile dos 450 anos foi um estrondoso sucesso. A idéia
era a seguinte: 50 carros - os mais raros - ficariam
na Avenida Paulista. Dos quatro pontos da cidade (norte,
sul, leste e oeste) sairiam 100 carros e se encontrariam
na Avenida Paulista, seguindo então para o Sambódromo
do Anhembi.
Porém,
muitos carros antigos acabaram se infiltrando e se juntaram
aos 450 inscritos e tudo virou uma festa nunca vista
em São Paulo. Pelos cálculos, os antigos
chegaram ao número aproximado de 900 carros e
o público estimado em 45 mil pessoas, uma boa
parte ao longo da Paulista.
Tinham cinco MPs inscritos: o meu ficou na Avenida Paulista,
da zona leste (Shopping Anália Franco) vieram
três carros: Giba, Luiz Carlos, e Américo,
e da zona norte (Sambódromo) o MP do Sergio March.
No Sambódromo os organizadores entregaram um
troféu e um certificado a todos os 450 participantes
inscritos.
|
|
MPs
selecionados para o desfile: o vermelho de Romeu
Nardini e o branco do Sérgio da March. |
Foi
um domingo inesquecível, até o bom tempo
colaborou.
Mais alguns MPs, foram vistos pelas ruas juntamente
com outros carros antigos mas não inscritos no
desfile, mas que ajudaram a "inchar" o desfile,
e promover um grande e maravilhoso evento.
|
” |
|
|
MPs
muito bem incorporados ao evento. |
De acordo
com os organizadores, o número estimado de automóveis
participantes foi ainda maior, beirando as duas mil unidades,
pois muitos clubes e antigomobilistas do interior seguiram
diretamente para o Sambódromo, onde a partir do meio
dia se reuniram os inscritos e não inscritos. Lá
foi possível admirar o automóvel mais antigo
da festa: um Ford T 1909 original.
Já
o Buick Double Phaeton 1931, único no país,
foi considerado veículo mais raro. A cobertura completa
do evento, com centenas de imagens de carros do período
da década de 1910 até os anos de 1970 - passando
por clássicos como Bel-Air, Corvette e Jaguar, além
de caminhões e autos do serviço público
municipal – pode ser conferida na página www.autoshow.com.br/sp450anos
|
|
A
versão Ti também compareceu ao dia festivo.
À direita o belíssimo MP do Martins. |
Texto: Jean Tosetto
Colaboração: Romeu Nardini
Fotos: cortesia AutoShow
Agradecimento: Alvaro de Oliveira Filho
Diagramação: Rene Sarli |
|
|