A ARTE DE SÉRGIO ALMODÓVAR

O sobrenome Almodóvar é bem conhecido entre os admiradores do cinema europeu. O diretor espanhol Pedro Almodóvar chegou até a receber uma indicação para o Oscar de melhor filme estrangeiro por sua aclamada fita, denominada “Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos”, de 1988. Recentemente levou as telas um enredo intrigante, “Fale com Ela”. Mas o Almodóvar em questão não é um cinéfilo, embora o que faça não deixe de ser uma arte. Trata-se de Sérgio Almodóvar, provedor de peças exclusivas para o MP Lafer.

Seu cartão de visitas é bem esclarecedor: MP Lafer - serviço NÃO autorizado. Pois ninguém seria ingênuo de acreditar que as peças que o Sérgio comercializa são as originais de fábrica, estocadas por mais de 15 anos. É imprescindível ter em mente que são peças reproduzidas, mas com notável fidelidade. Esta transparência na relação com seus clientes é um dos motivos que explica a manutenção do Sérgio no restrito mercado de peças para o MP, ao longo de mais meia década.

Quem nos conta melhor essa história é Nelson “Barata” Ormezzano:
“Lembro-me daquela terça-feira, no ano de 1998, quando o encontro de antigos era na praça em frente ao Pacaembu, e aquele rapaz chegou na rodinha dos proprietários de MP Lafer - que eram poucos, pois o clube era recém inaugurado - pediu licença e disse que estava fazendo uma peça para o MP e se podia mostrar. Abriu a bolsa de plástico, tirou um embrulho de jornal e dentro havia uma tampa de radiador, muito bem feita e cromada, lógico que em alguns minutos vendeu todas. Da mesma maneira educada, agradeceu, despediu-se, mas antes deixou seu cartão... Ele acreditou no MP Lafer, e seu carro, desmontado em sua casa, serve de molde para as peças atuais a venda”.

Para encontrar Sérgio Almodóvar, a ocasião mais indicada é o encontro semanal de autos antigos realizado no Sambódromo de São Paulo, na Marginal do Rio Tietê, sentido Dutra - Bandeirantes, nas noites de terça-feira. É para lá que ele costuma se dirigir com a sua velha Brasília, e onde monta sua barraca para oferecer as mais variadas peças do MP Lafer: desde a alavanca do cambio até às procuradas bonecas dos pára-choques, passando pelos marcadores do painel, lanternas e faróis de milha, entre outros itens.


Fotos: Nelson "Barata" Ormezzano
Texto: Jean Tosetto
Diagramação: Rene Sarli

Mais artigos