MGs
E MPs NA PRAÇA JÚLIO PRESTES
A geração que está crescendo
no interior de condomínios fechados e shoppings centers,
desconhece o sabor de um gomo de bergamota logo ao amanhecer,
numa barraca de feira - ou o cheiro de pão quente no
pacote em tom “craft”, caminhando da padaria para
casa, com as luzes dos postes ainda por se apagarem. Isso
sem mencionar o vai e vem ruidoso da multidão nos calçadões,
cada qual com seus afazeres.
Preocupados
com a extinção de hábitos como estes,
urbanistas e membros de organizações não
governamentais (ONGs) se articulam para promover a revitalização
dos centros históricos das metrópoles, nas mais
variadas regiões do país. Em São Paulo
não é diferente, um imenso patrimônio
arquitetônico está sendo, aos poucos, recuperado,
por iniciativa popular.
Cita-se
o exemplo da reforma urbana da Praça do Patriarca,
orquestrada pela Associação Viva o Centro, com
o apoio da prefeitura paulistana e supervisão de Paulo
Mendes da Rocha, arquiteto de renome internacional. Mas o
que os carros antigos têm a ver com isso? Basta aguardar
pelo primeiro domingo de cada mês para saber a resposta:
É
nesta data que muitos deles se reúnem na Praça
Júlio Prestes, defronte ao prédio da Secretaria
de Cultura, bem próximo da Estação Luz
do metrô, entre oito da manhã e três horas
da tarde. O evento é promovido pela Federação
Paulista de Carros Antigos e conta com o incentivo do governo
do Estado. Trata-se de uma oportunidade ideal para fazer um
“tour” pelo passado, gratuitamente.
Além
das relíquias – entre elas alguns MGs –
é possível encontrar uma grande variedade de
peças originais e literatura automobilística.
O mercado de pulgas da capital paulista é talvez o
mais completo da América Latina, rivalizando com Havana
em Cuba e Montevidéu no Uruguai, com a vantagem de
possuir um público consumidor em potencial cada vez
mais crescente.
O MG TC foi produzido entre 1946 e 1950.
O MG TD foi produzido entre 1951 e 1953.
O
encontro mensal da Praça Júlio Prestes é
também uma boa pedida para apreciar os reluzentes conversíveis
dos membros do Clube MP Lafer Brasil. Solícitos, eles
estão sempre dispostos a orientar os mais recentes
proprietários
de MPs na manutenção dos mesmos - se for o seu
caso, não se acanhe, se apresente! E para aqueles que
estão procurando por um MP para comprar, vale lembrar
que as chances de encontrar uma oferta neste sentido são
muito boas.
Um Karmann Ghia entre os MPs do Clube.
A região central de São Paulo como cenário
para os MPs.
Não, eles não tocam no Traveling Wildburys,
são membros do Clube MP Lafer Brasil - da esquerda
para a direita: Marcão, Walter, Barata, Romeu e Zotti.
Serviço:
Federação
Paulista de Carros Antigos
Rua Álvares Penteado 231, 1ºandar, Centro, São
Paulo, SP, CEP 01012-001.
Telefones (011): 3105 4747 – 3107 5183 – 3107
3682.
Fotos:
Nelson "Barata" Ormezzano
Texto: Jean Tosetto
Diagramação:
Rene Sarli
Antigomobilismo
também é cultura.
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