MGs E MPs NA PRAÇA JÚLIO PRESTES

A geração que está crescendo no interior de condomínios fechados e shoppings centers, desconhece o sabor de um gomo de bergamota logo ao amanhecer, numa barraca de feira - ou o cheiro de pão quente no pacote em tom “craft”, caminhando da padaria para casa, com as luzes dos postes ainda por se apagarem. Isso sem mencionar o vai e vem ruidoso da multidão nos calçadões, cada qual com seus afazeres.

Preocupados com a extinção de hábitos como estes, urbanistas e membros de organizações não governamentais (ONGs) se articulam para promover a revitalização dos centros históricos das metrópoles, nas mais variadas regiões do país. Em São Paulo não é diferente, um imenso patrimônio arquitetônico está sendo, aos poucos, recuperado, por iniciativa popular.

Cita-se o exemplo da reforma urbana da Praça do Patriarca, orquestrada pela Associação Viva o Centro, com o apoio da prefeitura paulistana e supervisão de Paulo Mendes da Rocha, arquiteto de renome internacional. Mas o que os carros antigos têm a ver com isso? Basta aguardar pelo primeiro domingo de cada mês para saber a resposta:

É nesta data que muitos deles se reúnem na Praça Júlio Prestes, defronte ao prédio da Secretaria de Cultura, bem próximo da Estação Luz do metrô, entre oito da manhã e três horas da tarde. O evento é promovido pela Federação Paulista de Carros Antigos e conta com o incentivo do governo do Estado. Trata-se de uma oportunidade ideal para fazer um “tour” pelo passado, gratuitamente.

Além das relíquias – entre elas alguns MGs – é possível encontrar uma grande variedade de peças originais e literatura automobilística. O mercado de pulgas da capital paulista é talvez o mais completo da América Latina, rivalizando com Havana em Cuba e Montevidéu no Uruguai, com a vantagem de possuir um público consumidor em potencial cada vez mais crescente.


O MG TC foi produzido entre 1946 e 1950.


O MG TD foi produzido entre 1951 e 1953.

O encontro mensal da Praça Júlio Prestes é também uma boa pedida para apreciar os reluzentes conversíveis dos membros do Clube MP Lafer Brasil. Solícitos, eles estão sempre dispostos a orientar os mais recentes proprietários
de MPs na manutenção dos mesmos - se for o seu caso, não se acanhe, se apresente! E para aqueles que estão procurando por um MP para comprar, vale lembrar que as chances de encontrar uma oferta neste sentido são muito boas.


Um Karmann Ghia entre os MPs do Clube.


A região central de São Paulo como cenário para os MPs.


Não, eles não tocam no Traveling Wildburys, são membros do Clube MP Lafer Brasil - da esquerda para a direita: Marcão, Walter, Barata, Romeu e Zotti.

Serviço:

Federação Paulista de Carros Antigos
Rua Álvares Penteado 231, 1ºandar, Centro, São Paulo, SP, CEP 01012-001.
Telefones (011): 3105 4747 – 3107 5183 – 3107 3682.

Fotos: Nelson "Barata" Ormezzano
Texto: Jean Tosetto
Diagramação: Rene Sarli

Antigomobilismo também é cultura.

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