Reportagem publicada originalmente no portal do Jornal O Estado de São Paulo (www.estadao.com.br), em 27 de outubro de 2002, na seção "Autos".

NOVO ESPORTIVO MG TEM QUASE MIL CAVALOS

Marca inglesa de grande tradição é rara no Brasil, mas teve uma réplica feita aqui: o MP Lafer
Divulgação
Novo MG XPower SV com carroceria de fibra de carbono e visual agressivo terá vendas na Inglaterra em 2003
A montadora inglesa MG Rover revelou no Salão da Grã-Bretanha seu mais novo superesportivo: o MG XPower SV. A exposição começou dia 24 e vai até 3 de novembro, em Birmingham.

Na versão mais “mansa”, o XPower SV, desenvolvido a partir do conceito X80, rende 326 cv de potência. Seu motor V8 de 4,6 litros permite que o carro acelere da imobilidade aos 100 km/h em 5 segundos e atinja velocidade final de 273 km/h. A carroceria ficou bem leve com a utilização de fibra de carbono (o peso total do carro é 1.450 kg). O desenho da geometria da suspensão contou com a colaboração de Steve Randle, engenheiro responsável pelos carros de Fórmula 1 da McLaren. O visual externo, preparado pela MG XPower (braço esportivo da montadora), é reforçado pelo aerofólio sobre o porta-malas.

Uma versão de corrida chamada XPower SV Club Sport terá motor V8 5.0 de 410 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e chegar a 314 km/h de máxima. O superesportivo será vendido na Grã-Bretanha no início de 2003, por 65 mil libras (cerca de R$ 390 mil).

Mas a estrela a linha é a versão em desenvolvimento que utiliza um kit de óxido nitroso (gás que é injetado sob alta pressão na câmara de combustão junto com o combustível, melhorando a qualidade da queima), capaz de fazer o MG XPower gerar 965 cv de potência – superando, por exemplo, a Ferrari Enzo, de 660 cv.

Divulgação
O MGTD de 1952 inspirou o MP Lafer brasileiro, fabricado entre 1974 e 1988 com motor 1.6 da Brasília

MG Rover – Depois de ser vendida pela BMW, a Rover se uniu à MG em 2000, formando a MG Rover, responsável pelos carros das marcas MG e Rover. A MG (de Morris Garage, nome de seu fundador) ficou famosa por produzir modelos esportivos na primeira metade da década de 30.

Mas uma das séries mais famosas da marca britânica foi a TD, baseada em um carro de corrida de Le Mans. Foi na versão 1952 do MGTD que o empresário Percival Lafer se baseou para construir o MP Lafer, veículo produzido no Brasil entre 1974 e 1988, com fibra de vidro e motor VW 1.6 a ar com dois carburadores (utilizado na Brasília e no Gol).

Apesar de o carro estar fora de linha há 14 anos, Antonio Ferreira da Cruz, restaurador e ex-funcionário da montadora de Lafer, afirma que há cerca de 1,5 mil modelos ainda rodando pelo Brasil. “Um MP bem conservado pode chegar a R$ 22 mil”, afirma.


A reportagem do portal esqueceu de citar o apelido do Antônio. Sem problemas, complementamos esta informação: trata-se do Toninho, da Tony-Car! A seguir, reproduzimos a carta que ele remeteu em 23 de dezembro de 2002, aos proprietários de MP cadastrados na sua oficina:

Caro amigo,

Chegamos ao fim de mais um ano e notamos que o tempo passa muito rápido, ficando a sensação de termos curtido muito pouco o nosso MP Lafer.
É por isso que temos que aproveitar intensamente cada dia ao seu lado.

Na nossa oficina também o tempo passa muito rápido. Parece que começamos um dia desses, mas desde janeiro de 97 até hoje, já restauramos 52 MP Lafer, fora os serviços de manutenção que realizamos em um número incontável deles.

É um trabalho gigantesco cuidar de tantos MP Lafer; porém, o fazemos com tanta dedicação que também não vemos o tempo passar, e de repente deparamos com esse número enorme de MPs desfilando nas ruas, reluzentes e brilhando como se estivessem saindo de fábrica. É uma satisfação muito grande ter restaurado uma grande parte deles.

E agora que é chegada a época mais bonita do ano, desejamos a você e sua família um Natal cheio de alegria e que o Ano Novo seja repleto de felicidade e prosperidade e que possamos continuar juntos cuidando de nossos carrinhos o ano que vem e sempre...

São os votos da Tony-Car Restaurações,

Toninho e Equipe

Mais artigos