Reportagem
publicada originalmente no portal do Jornal O Estado de São
Paulo (www.estadao.com.br),
em 27 de outubro de 2002, na seção "Autos".
NOVO
ESPORTIVO MG TEM QUASE MIL CAVALOS
Marca
inglesa de grande tradição é rara no Brasil, mas teve uma
réplica feita aqui: o MP Lafer
Divulgação
Novo MG XPower SV com carroceria de fibra de carbono
e visual agressivo terá vendas na Inglaterra em
2003
|
|
|
- A
montadora inglesa MG Rover revelou no Salão da Grã-Bretanha
seu mais novo superesportivo: o MG XPower SV. A exposição
começou dia 24 e vai até 3 de novembro, em Birmingham.
- Na
versão mais “mansa”, o XPower SV, desenvolvido a partir
do conceito X80, rende 326 cv de potência. Seu motor V8
de 4,6 litros permite que o carro acelere da imobilidade
aos 100 km/h em 5 segundos e atinja velocidade final de
273 km/h. A carroceria ficou bem leve com a utilização de
fibra de carbono (o peso total do carro é 1.450 kg). O desenho
da geometria da suspensão contou com a colaboração de Steve
Randle, engenheiro responsável pelos carros de Fórmula 1
da McLaren. O visual externo, preparado pela MG XPower (braço
esportivo da montadora), é reforçado pelo aerofólio sobre
o porta-malas.
- Uma
versão de corrida chamada XPower SV Club Sport terá motor
V8 5.0 de 410 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4
segundos e chegar a 314 km/h de máxima. O superesportivo
será vendido na Grã-Bretanha no início de 2003, por 65 mil
libras (cerca de R$ 390 mil).
- Mas
a estrela a linha é a versão em desenvolvimento que utiliza
um kit de óxido nitroso (gás que é injetado sob alta pressão
na câmara de combustão junto com o combustível, melhorando
a qualidade da queima), capaz de fazer o MG XPower gerar
965 cv de potência – superando, por exemplo, a Ferrari Enzo,
de 660 cv.
Divulgação
O MGTD de 1952 inspirou o MP Lafer brasileiro,
fabricado entre 1974 e 1988 com motor 1.6
da Brasília
|
|
|
- MG
Rover – Depois de ser vendida pela BMW, a Rover se uniu
à MG em 2000, formando a MG Rover, responsável pelos carros
das marcas MG e Rover. A MG (de Morris Garage, nome de seu
fundador) ficou famosa por produzir modelos esportivos na
primeira metade da década de 30.
- Mas
uma das séries mais famosas da marca britânica foi a TD,
baseada em um carro de corrida de Le Mans. Foi na versão
1952 do MGTD que o empresário Percival Lafer se baseou para
construir o MP Lafer, veículo produzido no Brasil entre
1974 e 1988, com fibra de vidro e motor VW 1.6 a ar com
dois carburadores (utilizado na Brasília e no Gol).
- Apesar
de o carro estar fora de linha há 14 anos, Antonio Ferreira
da Cruz, restaurador e ex-funcionário da montadora de Lafer,
afirma que há cerca de 1,5 mil modelos ainda rodando pelo
Brasil. “Um MP bem conservado pode chegar a R$ 22 mil”,
afirma.
A reportagem do portal esqueceu de citar o apelido do Antônio.
Sem problemas, complementamos esta informação:
trata-se do Toninho, da Tony-Car! A seguir, reproduzimos
a carta que ele remeteu em 23 de dezembro de 2002, aos proprietários
de MP cadastrados na sua oficina:
Caro
amigo,
Chegamos ao fim de mais um ano e notamos que o tempo
passa muito rápido, ficando a sensação
de termos curtido muito pouco o nosso MP Lafer.
É por isso que temos que aproveitar intensamente
cada dia ao seu lado.
Na nossa oficina também o tempo passa muito rápido.
Parece que começamos um dia desses, mas desde
janeiro de 97 até hoje, já restauramos
52 MP Lafer, fora os serviços de manutenção
que realizamos em um número incontável
deles.
É um trabalho gigantesco cuidar de tantos MP
Lafer; porém, o fazemos com tanta dedicação
que também não vemos o tempo passar, e
de repente deparamos com esse número enorme de
MPs desfilando nas ruas, reluzentes e brilhando como
se estivessem saindo de fábrica. É uma
satisfação muito grande ter restaurado
uma grande parte deles.
E agora que é chegada a época mais bonita
do ano, desejamos a você e sua família
um Natal cheio de alegria e que o Ano Novo seja repleto
de felicidade e prosperidade e que possamos continuar
juntos cuidando de nossos carrinhos o ano que vem e
sempre...
São os votos da Tony-Car Restaurações,
Toninho e Equipe |
-
|