PEQUENOS ROADSTERS NA GRANDE ITU!

Os encontros de carros antigos estão se multiplicando de forma cada vez mais intensa nas cidades do interior deste Brasil. Prova disso são as coincidências de datas em alguns casos, obrigando os mais entusiasmados a fazerem uma difícil escolha. Talvez para fugir disso, os organizadores do 2º Encontro de Automóveis Antigos de Itu resolveram deslocar o evento para um mês pouco comum no calendário deste tipo de atividade: fevereiro – mais precisamente nos dias sete e oito.

A exclusividade desta a data teve, no entanto, um contraponto: a previsão do tempo, que acusou possibilidade de chuva e clima nublado em todo o Estado de São Paulo. Esse fator inibiu uma boa parte dos proprietários de veículos antigos e especiais da capital, onde choveu muito, embora não tenha ocorrido o mesmo em Itu. O fato do local reservado para o encontro (denominado “Weekend”) ser coberto, não foi suficiente para convencer esta maioria.


Fachada do pavilhão de eventos "Weekend".

Indiferentes aos prognósticos que recomendavam a permanência sob as cobertas naquela manhã de sábado, onze proprietários de “roadsters” (dez MPs e um Enseada) prestigiaram o evento, sendo muito bem recebidos pelos anfitriões da “festa”, que ofereceram inclusive auxílio mecânico para um MP vindo de Santo André, que apresentou falhas na ignição eletrônica durante o trajeto. Apesar da preocupação inicial, o problema foi sanado rapidamente.

Os MPs se alinharam num pátio externo do local.

Caminhando

A proximidade do pavilhão onde se realizou o encontro com o centro comercial e histórico de Itu, animou muita gente a caminhar pela cidade, em busca de um lugar para almoçar, ou mesmo atrás de algum item de antiquário – cujas lojas são em número notável para uma cidade do interior. A primeira grata surpresa era logo depois da esquina - pelo menos para o mais atentos: a famosa “Casa Imperial” (1881), conhecida assim por ter hospedado membros da família imperial brasileira.

Não muito distante dali, um local que pode ser considerado antagônico ao exemplo anterior: o Museu Republicano, que em 1873 - ainda como residência de prósperos cafeicultores da região - foi cenário para a “Convenção de Itu”, marcando a fundação do PRP (Partido Republicano Paulista), de fundamental importância para a sustentação política da chamada “Primeira República”. Nada mal para aqueles que apenas queriam tirar a máquina da garagem.

Acima, a Casa Imperial de Itu. Ao lado, a elevação frontal do Museu Republicano. Uma cidade, duas correntes de pensamento diferentes.


Entre os anos sessenta e oitenta, Itu tornou-se conhecida nacionalmente por sua fama de grandeza. O humorista Simplício, que atuava no programa televisivo “Praça da Alegria”, apregoava a mania de grandeza da cidade, que correspondeu às expectativas dos turistas vindos de todo o país com a manufatura de “souvenirs” gigantes: lápis, chaveiros, réguas, martelos e a construção de um orelhão gigante na praça da matriz. Vale lembrar que os primeiros orelhões da então “Telesp” eram feitos em fibra de vidro, pela própria Lafer.

Potencial

O encontro de Itu ainda carece de tradição - afinal de contas, apenas a sua segunda edição acaba de ser realizada. Mas existem grandes possibilidades do evento vir a se tornar um dos melhores do circuito paulista de antigomobilismo. A citar os pontos positivos: a proximidade com a Grande São Paulo (apenas 106 km, boa parte percorridos na Rodovia Castelo Branco, com pista dupla) assim como as atrações turísticas (apoiadas tanto no patrimônio histórico e cultural, como nos parques e fazendas de caráter ecológico).

A cidade ainda é servida de bons restaurantes (entre eles o notório “Bar do Alemão de Itu” e seu indefectível bife a “parmegiana”) e praças arborizadas - a maioria embelezada com a presença de igrejas antigas, construídas em taipa de pilão. Mas não se pode ignorar o exemplo de outros encontros de antigos, como o de Jundiaí e Rio Claro: eles contam com um sólido clube de antigomobilistas, o que garante a realização dos eventos independentemente das mudanças nas gestões municipais - em Itu houve o apoio da secretaria de turismo.


Reprodução de parte do cartaz de promoção do evento.

Outras medidas que podem ser levadas em conta: 1º) a concentração do encontro num único dia - sábado ou domingo, para não dispersar os visitantes, 2º) o mês de realização - de preferência no período de estiagem, entre abril e outubro - para diminuir a possibilidade de chuvas e assim 3º) deslocar o evento para um local aberto - a praça da Matriz, por exemplo, aumentando conseqüentemente a interação entre os motoristas e acompanhantes dos autos antigos, e a população da cidade, movimentando ainda mais o comércio local.


Texto e fotos: Jean Tosetto
Diagramação: Rene Sarli

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