PEQUENOS
ROADSTERS NA GRANDE
ITU!
Os encontros de carros antigos estão
se multiplicando de forma cada vez mais intensa nas cidades
do interior deste Brasil. Prova disso são as coincidências
de datas em alguns casos, obrigando os mais entusiasmados
a fazerem uma difícil escolha. Talvez para fugir disso,
os organizadores do 2º Encontro de Automóveis
Antigos de Itu resolveram deslocar o evento para um mês
pouco comum no calendário deste tipo de atividade:
fevereiro – mais precisamente nos dias sete e oito.
A exclusividade
desta a data teve, no entanto, um contraponto: a previsão
do tempo, que acusou possibilidade de chuva e clima nublado
em todo o Estado de São Paulo. Esse fator inibiu uma
boa parte dos proprietários de veículos antigos
e especiais da capital, onde choveu muito, embora não
tenha ocorrido o mesmo em Itu. O fato do local reservado para
o encontro (denominado “Weekend”) ser coberto,
não foi suficiente para convencer esta maioria.
Fachada do pavilhão de eventos "Weekend".
Indiferentes
aos prognósticos que recomendavam a permanência
sob as cobertas naquela manhã de sábado, onze
proprietários de “roadsters” (dez MPs e
um Enseada) prestigiaram o evento, sendo muito bem recebidos
pelos anfitriões da “festa”, que ofereceram
inclusive auxílio mecânico para um MP vindo de
Santo André, que apresentou falhas na ignição
eletrônica durante o trajeto. Apesar da preocupação
inicial, o problema foi sanado rapidamente.
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Os
MPs se alinharam num pátio externo do local. |
Caminhando
A proximidade
do pavilhão onde se realizou o encontro com o centro
comercial e histórico de Itu, animou muita gente a caminhar
pela cidade, em busca de um lugar para almoçar, ou mesmo
atrás de algum item de antiquário – cujas
lojas são em número notável para uma cidade
do interior. A primeira grata surpresa era logo depois da esquina
- pelo menos para o mais atentos: a famosa “Casa Imperial”
(1881), conhecida assim por ter hospedado membros da família
imperial brasileira.
Não
muito distante dali, um local que pode ser considerado antagônico
ao exemplo anterior: o Museu Republicano, que em 1873 - ainda
como residência de prósperos cafeicultores da
região - foi cenário para a “Convenção
de Itu”, marcando a fundação do PRP (Partido
Republicano Paulista), de fundamental importância para
a sustentação política da chamada “Primeira
República”. Nada mal para aqueles que apenas
queriam tirar a máquina da garagem.
Acima,
a Casa Imperial de Itu. Ao lado, a elevação
frontal do Museu Republicano. Uma cidade, duas correntes
de pensamento diferentes.
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Entre
os anos sessenta e oitenta, Itu tornou-se conhecida
nacionalmente por sua fama de grandeza. O humorista
Simplício, que atuava no programa televisivo
“Praça da Alegria”, apregoava a mania
de grandeza da cidade, que correspondeu às expectativas
dos turistas vindos de todo o país com a manufatura
de “souvenirs” gigantes: lápis, chaveiros,
réguas, martelos e a construção
de um orelhão gigante na praça da matriz.
Vale lembrar que os primeiros orelhões da então
“Telesp” eram feitos em fibra de vidro,
pela própria Lafer.
Potencial
O
encontro de Itu ainda carece de tradição
- afinal de contas, apenas a sua segunda edição
acaba de ser realizada. Mas existem grandes possibilidades
do evento vir a se tornar um dos melhores do circuito
paulista de antigomobilismo. A citar os pontos positivos:
a proximidade com a Grande São Paulo (apenas
106 km, boa parte percorridos na Rodovia Castelo Branco,
com pista dupla) assim como as atrações
turísticas (apoiadas tanto no patrimônio
histórico e cultural, como nos parques e fazendas
de caráter ecológico).
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A cidade
ainda é servida de bons restaurantes (entre eles o
notório “Bar do Alemão de Itu” e
seu indefectível bife a “parmegiana”) e
praças arborizadas - a maioria embelezada com a presença
de igrejas antigas, construídas em taipa de pilão.
Mas não se pode ignorar o exemplo de outros encontros
de antigos, como o de Jundiaí e Rio Claro: eles contam
com um sólido clube de antigomobilistas, o que garante
a realização dos eventos independentemente das
mudanças nas gestões municipais - em Itu houve
o apoio da secretaria de turismo.
Reprodução de parte do cartaz
de promoção do evento.
Outras
medidas que podem ser levadas em conta: 1º) a concentração
do encontro num único dia - sábado ou domingo,
para não dispersar os visitantes, 2º) o mês
de realização - de preferência no período
de estiagem, entre abril e outubro - para diminuir a possibilidade
de chuvas e assim 3º) deslocar o evento para um local
aberto - a praça da Matriz, por exemplo, aumentando
conseqüentemente a interação entre os motoristas
e acompanhantes dos autos antigos, e a população
da cidade, movimentando ainda mais o comércio local.
Texto e fotos: Jean Tosetto
Diagramação: Rene Sarli
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