SEXTO PASSEIO ANUAL DO MP LAFER - GUARUJÁ 2002

A julgar pelo número recorde de participantes - 115, o sexto passeio anual do MP Lafer, realizado no dia 18 de maio de 2002 com destino ao Guarujá (no litoral paulista) foi um sucesso. A marca anterior pertencia ao passeio de 2001 para Jaguariuna, na região de Campinas, com 94 carros.

O tempo bom (não choveu e o calor foi relativamente ameno) e a inexistência de registros de incidentes mais graves, foram fatores que colaboraram para tal constatação. O horário de partida, dez horas da manhã, foi respeitado por todos os que se encontravam no km 15 da Rodovia dos Imigrantes, local determinado pelos organizadores do evento.

Mas já a partir das 8:30 horas, os primeiros entusiastas (entre eles alguns motoristas do interior do estado, precavidos em relação ao trânsito da capital) começaram chegar ao Posto BR / Frango Assado, quando recebiam um folheto com orientações dos diretores do Clube MP Lafer Brasil: Walter Barboza de Arruda e Marcos Antonio de Oliveira Neto.

Com a velocidade máxima restringida em 80 km/h e a recomendação de evitar ultrapassagens, não foi difícil compor um quadro que descrevia uma fila indiana, somente de MPs, com uma extensão de quase três quilômetros. Embora até a praça do pedágio os carrinhos ocupassem praticamente duas das quatro faixas da pista, reduzindo tal dimensão.



A brisa do mar preenchendo os pulmões, o som dos motores amplificado no interior dos túneis, a bela vista da cidade de Santos e da Serra do Mar com seus resquícios de mata atlântica, sem contar a visão de inúmeras traseiras com seus estepes estilizados, assim como das grades de radiador refletidas nos espelhos retrovisores, são aspectos marcantes para quem teve a oportunidade de se inserir nesta paisagem.

Os ocupantes dos carros convencionais, que viajavam em velocidades superiores, demonstravam semblantes impressionados com a situação. Acenos, crianças sorrindo, e até passageiros tirando retratos eram comuns. O mesmo aconteceu em relação aos habitantes da ilha, quando os veículos transitaram por ruas e avenidas que conduziam à Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada, destino final do trajeto.

Por volta de meio-dia todos os veículos já estavam alinhados no gramado à beira mar, um cenário ideal para a troca de experiência entre os proprietários, amigos e familiares presentes. Havia uma pequena banda tocando marchinhas clássicas, personagens tradicionais caracterizados circulando entre as "baratas" e, lógico, muita gente filmando e fotografando tudo.

Personalidades. Duas "figurinhas carimbadas" entre os proprietários de MPs da Grande São Paulo marcaram presença no local: o Toninho da Tony-Car (restaurador de várias unidades do passeio), que veio guiando sua caminhonete de socorro mecânico -conforme anunciado em carta pelo Clube; e também Ivone Arnaut, cujo MG TD que possuía em 1972, serviu de inspiração para Percival Lafer criar a versão brasileira do roadster.

Evento paralelo. Além dos 115 MPs, a cidade de Guarujá recebeu vários modelos de outras denominações para o seu segundo encontro de carros antigos. A maioria das raridades expostas pertencia a antigomobilistas do litoral sul e Grande São Paulo. E como de costume nestes encontros, não faltaram os pontos de venda de miniaturas de modelos clássicos, bonés e camisetas alusivas à marcas famosas, revistas sobre carros, e finalmente peças e acessórios (miudezas) fora de linha.

O retorno: até 2003!

A partir das três horas da tarde (horário marcado para o sorteio de uma grade de radiador), era possível notar que alguns participantes já ligavam seus motores para retornarem à suas cidades de origem, entre elas: Itapetininga, Jarinú, Jundiai, Paulínia, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos e até Rio de Janeiro, além da Grande São Paulo (Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo) e baixada santista (Santos e Guarujá).

Segundo Walter Barboza de Arruda, o sétimo passeio do MP Lafer está programado para a cidade de Campinas (a confirmar), em 2003. Ele informa também que o Clube MP Lafer do Paraná (cuja distância de suas cidades em relação à São Paulo dificulta a participação dos paranaenses no passeio paulista) está organizando seu próprio passeio anual, contando com aproximadamente 50 veículos cadastrados.



Fazer amigos, sentir-se integrado a um grupo, sair da rotina, levar a esposa ou filho para um programa diferente: são várias as razões que justificam o desejo de fazer parte deste grande evento que, para alguns, é ansiosamente aguardado durante semanas! Neste mundo competitivo onde não sobra tempo para uma conversa despretensiosa e não se admira mais o durável mas sim o descartável, momentos como este acabam sendo valorizados. Felizmente.

Texto e fotos do evento: Jean Tosetto
Fotos do percurso: Ronaldo Senerini
Diagramação: Rene Sarli