Texto de Marcelo Ferrazoli, publicado originalmente no Jornal da Cidade (www.jcnet.com.br) de Bauru, na região noroeste do estado de São Paulo, no caderno Auto Mercado, em 27 de novembro de 2004.
BAURU PODE TER CLUBE DO MP LAFER
Idéia é reunir admiradores e proprietários de um dos mais charmosos veículos conversíveis

Formar um clube com admiradores e proprietários de um veículo fora-de-série que fez história no País: o MP Lafer. A intenção é do aposentado bauruense Santos Tonus Neto, que há 13 anos mantém em sua garagem um belo modelo 1977 inteiramente original, privilégio que ainda não o satisfaz.

Isso porque Santos sempre sonhou em organizar um clube específico do carro na cidade e seguir os passos da associação do gênero existente no município de São Bernardo do Campo, o maior do País. “Além de reunir quem gosta do MP Lafer, a idéia é realizar encontros anuais do automóvel em Bauru, a exemplo do que faz o clube de São Bernardo na cidade de Itu. Por essa razão,

quero ver o nível dos efetuados fora para trazer esta experiência para cá”, ressalta.

E para tornar realidade seu desejo, o aposentado espera contar com o apoio de Bauru e região. “Sei que aqui (em Bauru) há quatro MP Lafers originais, mas acho que há mais na cidade e em outras da região, como Lençóis Paulista e Jaú. Assim, quem se interessar é só me procurar para a gente conversar”, solicita.

Santos revela que o design do carro e a sensação de liberdade que o mesmo propicia pelo fato de ser conversível foram os fatores que despertaram sua paixão pelo modelo. “Seu visual chama muito a atenção. Além disso, é fácil e confortável de dirigir e transmite um prazer indescritível, principalmente no verão, quando fica ainda mais gostoso guiá-lo”, frisa o aposentado.

Assim, fica fácil entender os motivos de Santos não “desgrudar-se” do MP Lafer, que é equipado com um motor 1.6 original. “Rodo com ele quase todos os dias”, acrescenta. E são justamente esses momentos os que ele mais curte, especialmente por saber que o veículo não passa despercebido nas ruas. “As crianças ficam fascinadas com ele. Também há aquelas pessoas que brincam e ficam chamando o carro de calhambeque e pé-de-bode”, conta ele, rindo.

Por isso, vendê-lo é uma hipótese que nem passa pela cabeça de Santos. “Não me desfaço dele por nada nesse mundo”, garante. Mas um dos motivos para o aposentado resistir às ofertas tentadoras de comercialização atende pelo nome de Kalleo, seu neto de 11 anos e futuro dono do MP Lafer do avô. “Tenho certeza que ele irá cuidar direitinho quando crescer e puder dirigir, pois é um menino bom”, finaliza.

___________________

Você sabia que...

• O MP Lafer começou a nascer em 1972, quando o fabricante de móveis Percival Lafer decidiu arriscar o ramo de automóveis fora-de-série apresentando uma réplica do MG TD 1952?

• O MP Lafer foi lançado, em 1974, utilizando plataforma e motor Volkswagen a ar, de 1.3 e 1.6 litro, montado na traseira e capaz de desempenho similar ao do modelo original?

• A empresa de Lafer também desenvolveu e lançou, nos anos 80, uma versão mais luxuosa (TI), de linhas mais elaboradas?

• Foram produzidas 4.300 unidades do MP Lafer?

• O principal clube do MP Lafer no País pode ser acessado através do site www.mplafer.net?

Mais artigos