Reportagem de Ari Moro, publicada originalmente no jornal "O Estado do Paraná" em 30 de junho de 2005, com o título "Encontro reúne carros antigos e arte em Antonina". Agradecimentos para Luiz Henrique Whiters, presidente do MP Lafer Auto Clube do Paraná, remetente do texto e das imagens deste artigo.
ANTONINA 2005: CARROS ANTIGOS E ARTE
Concorridas apresentações, da Orquestra Filarmônica Juvenil da Universidade Federal do Paraná, no Teatro Municipal; da Filarmônica Antoniense, no coreto da Praça Coronel Macedo; do Grupo de Seresta Canto da Lua, nos logradouros da cidade; do Grupo de Chorinho e de grupo de Capoeira, na praça Feira Mar, entre outros espetáculos, marcaram no último final de semana, na cidade litorânea de Antonina/PR, a passagem do IV Encontro Paranaense de Veículos Antigos e Especiais de Antonina e dos cinco anos de Fundação do MP Lafer Auto Clube do Paraná, entidade esta organizadora do evento.
O encontro, que contou com o apoio oficial da Prefeitura Municipal de Antonina, foi aberto no dia 24 de junho pelo prefeito Kleber Fonseca e teve a participação de cerca de 200 veículos no sábado e no domingo, com a presença dos mais destacados colecionadores e antigomobilistas de Curitiba, Paranaguá, Lapa, Castro, Apucarana, Blumenau/SC, Joinville/ SC, Timbó/SC, e São Paulo/SP, entre outras cidades.
Em emocionante solenidade levada a efeito no Teatro Municipal, dirigida pelo presidente do MP Lafer Auto Clube Luiz Henrique Withers, foi prestada homenagem a um dos mais destacados pilotos de carreteira das décadas de 1950 e 1960, Adir Moss, cuja saudação foi feita pelo orador oficial deste clube, Nilton Carias. Moss, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do automobilismo de competição paranaense, recebeu, das mãos do prefeito Kleber Fonseca, troféu alusivo ao acontecimento.
Comissão julgadora considerou o melhor veículo do IV Encontro o automóvel marca Opel, modelo Olímpia Record, fabricado em 1963 e pertencente ao antigomobilista Francisco Vitale, de São Paulo/SP. Mais uma vez a promoção do MP Lafer Auto Clube do Paraná, no sentido da preservação de um importante elo da cultura da indústria automobilística, reveste-se de sucesso tanto no que diz respeito à participação de veículos, de antigomobilistas, quanto de público admirador, sendo marcada pelo espírito de amizade e confraternização. Agora, é pensar no evento do próximo ano.
Imagens adicionais enviadas pelo MP Lafer Auto Clube do Paraná, como cortesia da Duwe Antique Cars - comentários de Luiz Henrique Withers:
O carro verde foi o The best of Show, pertencente ao Doutor Francisco Vitale de São Paulo - médico anestesista.
O fusquinha com malas acima foi o melhor veículo dos anos 60, um Volkswagen Sedan, ano 1969, pertencente a Lana Rebuli, de Curitiba.
O Fordinho, ao lado da camionete GMC foi o melhor veículo dos anos 20, um Ford Fleetline ano 1929 de Roberto Goltz, de Castro.
|