ANTONINA: CAPITAL PARANAENSE DOS ANTIGOS

A imprensa especializada em antigomobilismo - tão crescente quanto o próprio tema que aborda – é relativamente centrada no eixo Rio – São Paulo, refletindo o fato de que estão nestes dois estados a maiores concentrações de veículos antigos, assim como clubes e eventos correlatos. Por conseqüência estaria também, nesta região, o maior público em potencial para este assunto. Mas em outros estados da federação também “correm ferrugem nas veias”, como diria um interlocutor mais exaltado, se valendo de linguagem metafórica.

Exemplo disso é o MG & MP Lafer Auto Clube do Paraná, que anualmente promove, na histórica e aconchegante cidade de Antonina, um encontro de veículos antigos nos moldes dos melhores eventos realizados nas cidades paulistas e fluminenses. Não é exagero. Apesar da falta de tradição – neste ano será apenas sua terceira edição – o encontro de Antonina já atrai a atenção de diversos proprietários de autos antigos e especiais da Região Sul do Brasil.

Assim como o encontro paulista realizado em Águas de Lindóia, o evento paranaense nunca é realizado em apenas um dia, mas sim num fim de semana prolongado por uma sexta-feira. Paralela à exposição pública dos veículos, há uma elaborada programação cultural e social que inclui roteiros turísticos, jantares e apresentações musicais. Jurados da organização percorrem as preciosidades e diplomam os autos mais originais e raros, que depois desfilam pelas ruas da cidade. Ponto para o diretor artístico e cultural do clube, João Motter.

É lógico que ele não trabalha sozinho, pois há o apoio imprescindível da Prefeitura Municipal de Antonina, que deve apostar no futuro promissor que o antigomobilismo tem na cidade. Quando bem organizado, um evento deste tipo movimenta hotéis, pousadas e restaurantes que, numa localidade litorânea, se ressentem da falta de atrativos durante o outono e inverno. O empreendimento se completa com o prestígio da divisão paranaense do Veteran Car Club do Brasil.

Em 2003, o encontro foi realizado entre os dias 20 e 22 de junho. De acordo com o presidente Luiz Henrique Withers, “o número de MPs presentes foi de 23, não só do MG & MP Lafer Auto Clube do Paraná, mas alguns vieram também de Santa Catarina, de Cascavel (extremo oeste do Paraná) e de Paranaguá (cidade vizinha).” Também houve uma grande concentração de Pumas e veículos de diversas denominações, como pode ser conferido nas fotos que ilustram esta matéria.

Luiz Henrique ( henrique@cnpf.embrapa.br ) complementa que o III Encontro Paranaense de Veículos Antigos “será nos próximos dias 25 a 27 de junho (de 2004), naquela mesma cidade. Todos os laferistas, mesmo que não façam parte de nosso clube e venham ao encontro, não pagarão entrada. Para os demais antigomobilistas, a taxa de inscrição será de R$ 15,00”. Como sempre, haverá a tradicional feira de peças. E a propósito, todos estão convidados para a festa.

Texto: Jean Tosetto
Colaboração: Luiz Henrique Withers
Ilustração e fotos: João Motter
Diagramação: Rene Sarli

Mais artigos